09 abril, 2011

Setur começa a organizar o 2º Salão de Turismo do Maranhão

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou nesta sexta-feira, (08), a primeira reunião de preparação do 2ª Salão de Turismo do Maranhão, que será realizado no segundo semestre deste ano. A proposta, segundo o secretário Tadeu Palácio, é fazer um Salão que potencialize a vinda de grandes operadores do setor com rodadas de negócios e visita aos principais atrativos turísticos do estado.

Participaram da reunião com o secretário Tadeu Palácio, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem no Maranhão (Abav/MA), Guilherme Marques, o presidente do Convention & Visitours Bureau, Nan Sousa, a diretora da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Marizinha Raposo, além de técnicos da Setur.

“Nosso objetivo é fazer do Salão uma forma direta de vendermos o nosso produto aos operadores nacionais. Para isso, estamos buscando idéias de todo o trade para profissionalizá-lo no sentido de torná-lo comercial, sem esquecer, é claro, de evidenciar nossas riquezas naturais e culturais”, explicou Tadeu Palácio.

Novidades:

Na composição do 2º Salão de Turismo, além do espaço comercial, também está prevista a realização de mostras do Maranhão e seus atrativos, gastronomia, cultura popular, artesanato e ainda um espaço para a divulgação do turismo de aventura realizado no sul do estado.

De acordo com o presidente da Abav/MA, Guilherme Marques, a nova formatação do Salão, além de equipará-lo a edições nacionais, ajuda na profissionalização do setor. “Precisamos tornar o nosso produto o mais competitivo possível, portanto vamos trabalhar juntos para atrair o máximo de operadores para o conhecerem”, acrescentou.

A equipe que trabalha na elaboração do 2ª Salão de Turismo do Maranhão prevê a participação de operadores das regiões sul e sudeste do país no evento.

INFORMATIVO APOEMA Nº 96

Segue, em anexo, a edição da semana (08/04/2011): Informativo Apoema 96 - A edição traz um texto que aborda uma reflexão sobre a Educação Ambiental e o sistema de ensino voltado para o desenvolvimento congitivo dos educandos, e textos que podem ser ferramentas pegadógicas para atividades de sensibilização ambiental, tanto para professores quanto para alunos.

Bom proveito à todos!
Ajudem a divulgar este informativo repassando para seus contatos.







CDURSO Á DISTÂNCIA: CONTROLE SOCIA E CIDADANIA, promovido pela CGU

Hoje, 8 de abril, a Controladoria-Geral da União (CGU) abriu inscrições para 1.000 vagas no curso a distância "Controle Social e Cidadania".

O curso será gratuito e realizado totalmente pela Internet, entre 3 e 30 de maio. Voltado para todo cidadão interessado em saber mais sobre como acompanhar a gestão pública, especialmente as lideranças locais, conselheiros, e representantes sociais, o Curso "Controle Social e Cidadania"está estruturado em três módulos de estudo:

Módulo I - "A participação popular no Estado brasileiro"

Módulo II - "O controle das ações governamentais"

Módulo III - "O encaminhamento de denúncias aos órgãos responsáveis"

Para participar, basta ter acesso à internet, um endereço de e-mail e conhecimentos básicos navegação.

Os alunos serão avaliados com base em sua participação nos fóruns de discussão e questionários objetivos.

Os participantes que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% receberão certificado.

As inscrições poderão ser feitas no endereço www.escolavirtual.cgu.gov.br de 8 a 15 de abril, ou enquanto houver vagas.

Informações:
ead.controlesocial@cgu.gov.br


05 abril, 2011

Curso de Tecnologia na Educação tem inscrições prorrogadas

As inscrições para o Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação (TIC), destinado a professores da educação básica da rede pública de ensino, foram prorrogadas pela Secretaria de Estado da Educação até o próximo dia 15.

A capacitação integra as formações do Programa Proinfo Integrado, uma parceria do Ministério da Educação e as secretaria estaduais e municipais de Educação. O curso visa realizar um estudo sobre as Tecnologias de Informações Comunicação (TICs) e suas implicações na prática educativa, refletindo acerca do uso das múltiplas linguagens trazidas pelas mídias, bem como seu potencial para o ensino e aprendizagem.

O curso será oferecido na modalidade a distância, com momentos presenciais e terá a duração de 4 meses (maio a setembro/2011), totalizando uma carga horária de 100 horas. Os interessados podem se inscrever nos núcleos de tecnologias educacionais (NTEs), distribuídos em todo o estado, onde preencherão uma ficha de inscrição.

Serão disponibilizadas 480 vagas, distribuídas nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, Santa Inês, Pinheiro, Presidente Dutra, Itapecuru-Mirim, São João dos Patos, Timon e Açailândia, onde existem NTEs.

As inscrições deverão obedecer aos seguintes pré-requisitos: ser professor da rede pública, preferencialmente da rede estadual; possuir e-mail para contato; ter conhecimento de informática básica; disponibilidade de 2 horas diárias e possuir acesso à Internet.