30 abril, 2010

Ciclo de Palestras sobre Recursos Hídricos 4,5 e 6 de Maio de 2010

Acontecerá nos próximos dias 4, 5 e 6 de Maio de 2010 o Primeiro Ciclo de Palestras sobre Recursos Hídricos promovido pela ONG IDESAM em parceria com a SEMMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) que sediará a realização do mesmo.Contaremos honrosamente com a presença dos palestrantes:

*Prof.Msc.Oiama Cardoso- Economista e Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental (4 de Maio)
*Prof.Msc Luiz Jorge Dias -Mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas (5 de Maio)
*Prof.Dr.Odilon Teixeira de Melo - Dr.em Geoquímica Ambiental (6 de Maio)

Temas na ordem explicitada acima:
*Gestão de Recursos Hídricos
*Unidades de Conservação e Recursos Hídricos Maranhenses
*Água:Usos Múltiplos e Qualidade

Hora:08:00 às 12:00
Local: SEMMAM - Rua Virgílio Domingues, Qd.39 Nº 33 São Francisco
Investimento:R$10,00
Ref: Posto de Gasolina Hélio
Certificação de 40 h
Fones:88966300/88871218
ong.idesam@yahoo.com.br

Desde já agradecemos a colaboração dos nossos palestrantes que abrilhantarão mais uma atividade da ONG IDESAM voltada para o público acadêmico.
Muito Obrigado!

26 abril, 2010

2º Audiência Pública sobre o Código Municipal de Meio Ambiente

Novos temas são abordados em Audiência Pública sobre Meio Ambiente


Foi realizada neste final de semana, no Liceu Maranhense, a 2ª Audiência Pública do Código Municipal de Meio Ambiente de São Luís que reuniu centenas de estudantes, educadores, representantes de movimentos sociais, de organizações da sociedade civil, de órgãos governamentais, de instituições privadas de natureza diversas e de instituições de Pesquisa e Ensino Superior.

A realização das Audiências obedece a uma prerrogativa para aprovação do Código, cujo projeto foi apresentado à Mesa Diretora da Câmara Municipal pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara, presidida pela vereadora Rose Sales, no final da legislatura passada.

Após a abertura da Audiência, pela vereadora Rose Sales, houve o Painel “Pensando Globalmente, Agindo Localmente”, com o secretário de estado do Meio Ambiente, Washington Rio Branco e os educadores Arnaldo Albarelli e Sérgio Brenha.

A novidade dessa Audiência foi a inclusão de temas como poluição luminosa e atmosférica e do eixo temático: “Tributos, advertências, penalidades, multas, compensações e mitigações”, além de temas como ordenamento territorial; saneamento ambiental; manguezais; e manutenção e ampliação do percentual de áreas verdes da Ilha, que também serão abordados e discutidos com a devida profundidade na terceira Audiência.

“Temos tido uma participação qualitativa de uma população realmente preocupada com o futuro de São Luís, o que confirma todo o processo construtivo do Código, feito de forma democrática e participativa, e não em gabinete”, afirma Rose Sales.

Para Alexsandra Bernal, coordenadora metodológica das Audiências, a participação da população tem se dado de forma cada vez mais atuante. “As discussões tem sido de alto nível, bem consistentes, o que mostra que a cada Audiência o ganho é bastante qualitativo para o Código”.

A construção responsável, participativa e atualizada do Código Municipal de Meio Ambiente concretiza-se em três Audiências Públicas e Plenária Final, entre os meses de março e setembro deste ano. A primeira aconteceu no dia 25 de março, no Multicenter Sebrae, a próxima será no dia 05 de junho, às 8h, no Horto da Vale.