17 fevereiro, 2011

*TIPOS DE AGRICULTURA ECOLÓGICA *

A agricultura orgânica é apenas uma das vertentes da agroecologia. Conheça algumas outras correntes desse manejo agrícola:

Agricultura alternativa

Os princípios dessa corrente são a compostagem e a adubação orgânica e mineral de baixa solubilidade. No Brasil, os precursores dessa técnica foram José Lutzenberger, Ana Primavesi, Sebastião Pinheiro, Pinheiro Machado e Maria José Guazelli. Um conceito fundamental da produção agrícola alternativa é o equilíbrio nutricional da planta.

Agricultura natural

Foi criada no Japão e tem como principal divulgadora a Associação Mokiti Okada (MOA). Usam o princípio da adaptação da planta ao solo e do solo à planta, empregando microorganismos eficientes com capacidade para processar e desenvolver matéria orgânica útil.


Agricultura biodinâmica *

Originária da Alemanha, é baseada no trabalho de Rudolf Steiner, criador da antroposofia. Além da compostagem, sua principal característica é a utilização de “preparados” homeopáticos ou biodinâmicos, elementos fundamentais responsáveis pelo fortalecimento da planta, deixando-a resistente a determinadas bactérias e fungos, e do solo, ativando sua microvida. Existem preparados alternativos desenvolvidos no Brasil, que não utilizam partes animais.


Permacultura

Desenvolvida no Japão e na Austrália, a permacultura tem como principal característica os sistemas de cultivo agro-silvo-pastoris e os extratos múltiplos de culturas. Usam compostagem, ciclos fechados de nutrientes, integração de animais e paisagismo e arquitetura integrados.


Nasseriana

Também chamada de biotecnologia tropical, defende o estímulo e manejo de ervas nativas e exóticas, a multidiversidade de insetos e plantas, a aplicação direta de estercos e resíduos orgânicos na base das plantas e adubação orgânica. É a mais nova corrente da agricultura ecológica e tem como base a experiência de Nasser Youssef Nasr no estado do Espírito Santo.







MESTRADO - CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Estão abertas as inscrições para ingresso no Programa de Pós-graduação *Stricto Sensu *em Ciências Ambientais em nível de Mestrado. O mestrado oferece 15 vagas a interessados que tenham nível superior em qualquer área do conhecimento e tem como linhas de pesquisa I - *Uso sustentável e conservção da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado; II - **Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado. *As inscrições poderão ser feitas no período de 14/02 a 11/03, exclusivamente pela internet através do site www.unemat.br/ppgca