27 janeiro, 2011

DESTRUIÇÃO DO IBAMA E DAS POLÍTICAS SOCIOAMBIENTAIS

Semana passada na Globo News foi transmitida a entrevista de uma urbanista, que claramente chamou
mais uma vez a atenção das autoridades para a falta de uma política urbana, clara, pragmática, técnica. A cientista professora e pesquisadora da USP, deixou claro a falência do sistema ambiental. A ausência de gestão territorial aplicada. O despreparo dos municipios, dos OEMAS, e do poder público federal na área leia-se IBAMA.

Pois bem o que se viu no IBAMA nessa última década, foi o desmonte do órgão, a edição da RESOLUÇÃO CONAMA 237/97, passando atribuições de licenciamento ambiental para os municipios, que não conseguem gerir a grande maioria deles nem mesmo seu quintal. Por outro lado a ação nociva de dirigentes e autoridades públicas na área federal e estadual, promoveram a competição da repartição de  atribuições, por interesses quase sempre alheios ao tema socioambiental. Hoje nessa disputa desenfreada por recursos financeiros, para projetos ditos desenvolvimentistas, o que se vê na prática é a continuidade da incompetência gerencial dos políticos.

Como é possível nos alvéolos intermontanos, nas calhas de potenciais cursos d'água formadores de cachoeiras nos storms, e torrentes pelas enconstas e vales. A tragédia a miopia e o estrabismo de políticos que se abeberam ao bel talante da mentira em detrimento do conhecimento técnico, científico aplicado para salvar vidas, que agora mais uma vez sucumbiram diante de tamanha hipocrisia das chamadas autoridades. Como geógrafo e ex-aluno dos saudosos professores do Instituto de Geociências da UFRJ, Prof. Elmo Amador, Professora Maria Reginna Mousinho de Meis, e outros alertas e operantes até hoje como o Dr. Jorge Xavier da Silva, Aziz Nacib Ab'Saber, fica a pergunta até quando os governistas, os políticos, ficarão sempre no mundo politico e não no mumdo dos seres vivos. É preciso cair na real, chega de mentiras na mídia, chega e fazer politica com a desgraça alheia. Chega de perseguição política.










__._,_.___

Moises Matias lança projeto Sítio ecológico em Rondônia

A Prefeitura do Município de Porto Velho em conjunto com a Associação de Desenvolvimento da Agroecologia e Economia Solidária – ADA AÇAÍ estarão realizando nos dias 21 e 22 de janeiro do corrente, o Lançamento do Projeto Sítio Ecológico.

A programação inicial do Projeto terá dois momentos. No dia 21/01: Seminário de Lançamento do Projeto Sítio Ecológico, com início às 18h30 no Auditório do SEBRAE, aberto para todos os setores da sociedade, com uma palestra ministrada pelo ecologista Moises Matias, autor do livro “sítio ecológico, um guia para salvar a terra”; e dia 22/01, teremos um Dia de Vivência, das 08h às 18h voltado para o público da área de abrangência do setor chacareiro, região periurbana das zonas leste e norte da Cidade de Porto Velho (Núcleo Cinturão Verde), com perspectiva de ampliação do projeto em todo o Município de Porto Velho.

As inscrições estão sendo feitas na Sede da SEMAGRIC, sito à rua Costa e Silva, nº 5315, B. Rio Madeira ou pelos telefones 08006475008 ou 39013371 c/ Rejane, sendo encerradas durante a realização do Seminário. Maiores informações entrar em contato pelos telefones: 92537083 – Moisés (ADA AÇAÍ), 84695302 - Silvanio Matia (ADA AÇAÍ) e 9912 4317 – Clarice (SEMAGRIC).


O Projeto visa a troca de experiências entre os participantes, através de trabalhos em grupo e discussão em plenário. Neste processo, todos os participantes podem contribuir com seus conhecimentos, experiências e emoções, construindo assim uma reflexão aprofundada sobre as práticas e experiências de vida e trabalho. Desta reflexão fluem perspectivas e propostas de mudanças e soluções, que valorizam a proposta ecológica e a tradição do povo da região amazônica.

Moisés Matias é jornalista e o NEA/SEMED - SÃO LUÍS esteve em seu Sitio Panacuí, na zona rural de São Luís (Andiroba, Juçatuba), dando a conhecer seu trabalho aos professores cursistas da Formação PCN Meio Ambiente na Escola.


Parabéns Moisés pelo espaço obtido em outro rincão desse imenso Brasil, boa sorte e bons frutos por lá!