15 outubro, 2009

Workshop Internacional Cidade Verde


A Prefeitura de São Luís abre, nesta quarta-feira (14), às 9h, o “Workshop Internacional Cidade Verde”, que acontece até sexta (16) no Brisamar Hotel, na Ponta D’areia. O encontro reunirá técnicos do município com a finalidade de conhecer experiências de empresas e empreendedores que trabalham com tecnologias limpas para avaliar suas aplicações e adequações à realidade da capital, visando à construção de bairros sustentáveis na cidade.
 
O evento técnico abre oportunidades para o conhecimento de inovações no campo das infraestruturas sustentáveis, possibilitando uma visão abrangente de suas aplicações com vistas a resolver os problemas de habitação, saneamento, drenagem, de energia, água e iluminação pública para proporcionar qualidade de vida aliada à preservação do meio ambiente.
 
De caráter prático, o workshop apresentará, em cada módulo, experiências de diversos países e o estudo de sua aplicação em projetos pilotos voltados para comunidades carentes. Também serão mostradas e discutidas ações de mobilização social em torno da educação ambiental necessárias à sustentabilidade do plano.
 
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman), Afonso Henriques Lopes (foto), todos os detalhes sobre o planejamento e execução do projeto serão discutidos no workshop que reunirá na capital pesquisadores e especialistas no assunto.

“Nesse workshop, vamos identificar melhor  idéias relativas à construção de uma cidade verde - principalmente no que diz respeito às eco-infraestruturas; tecnologias a serem aplicadas e como e onde poderemos utilizá-las em na nossa capital; onde as experiências foram exitosas, enfim, iremos definir no workshop o projeto”, explicou o secretário.
 
Convênio em Dubai - Esta iniciativa faz parte da primeira etapa de uma grande conquista da administração João Castelo junto à Metropolis Global, instituição de captação de recursos para projetos na área ambiental, com sede em Madrid, que, no final do mês julho deste ano, celebrou em Dubai, nos Emirados Árabes, Convênio Internacional de Cooperação Técnica com a Prefeitura de São Luís. A parceria prevê o planejamento e a elaboração do projeto piloto de construção do primeiro “Bairro Verde” da capital.
 
O convênio foi assinado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, representante do prefeito João Castelo, que garantiu para o projeto recursos no valor de US$ 250 mil dólares. O objetivo da Prefeitura é reproduzir este modelo nas áreas carentes de São Luís, dotando-as de qualidade ambiental e sustentabilidade, favorecendo a pesquisa, análise e seleção dessas novas tecnologias.

12 outubro, 2009

ARTIGO - Roberto Rocha: Ciência Consciência

Na última quarta-feira a Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou requerimento de minha autoria para promover uma reunião extraordinária no Vale do Mearim, tão logo baixem as águas. O objetivo é debater os efeitos das mudanças climáticas sobre a região, estabelecendo um programa piloto que habilite as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional para enfrentar os efeitos das chuvas.


Não podemos mais encarar esse flagelo apenas com medidas emergenciais, tomadas sob o efeito dramático da tragédia. A ciência nos alerta que, mercê das intervenções humanas na natureza, não nos cabe mais simplesmente prevenir, mas nos adaptarmos às suas inevitáveis conseqüências. Um dos mais respeitados cientistas do país, o Dr. Carlos Nobre, pesquisador titular do Instituto de Pesquisas Espaciais - INPE, tem chamado a atenção para o fato dos efeitos das mudanças climáticas serem já irreversíveis, o que exige do país a criação de uma agenda específica de adaptação que proceda aos ajustes nas condições de alimentação (agricultura), de assistência à saúde, de moradia e de infra-estrutura.


Pretendemos com a reunião aproximar a autoridade da ciência da arena política, ampliando os holofotes sobre essa grave questão. Ciência e consciência, é esse o caminho para buscarmos soluções duradouras. Nesse sentido acatei sugestão do deputado Fernando Gabeira para realizar uma missão precursora à região, já nesta semana - enquanto há cheias -, com o objetivo de preparar a reunião da Comissão.


Solicitei dos reitores das Universidades Federal e Estadual do Maranhão, Natalino Salgado e José Augusto Oliveira, no que fui prontamente atendido, a indicação de dois cientistas ligados à área para comporem o grupo precursor. É imprescindível que, desde o início, a inteligência maranhense participe e internalize institucionalmente tudo o que for debatido e decidido no encontro.

Pedi também ao Dr. Carlos Nobre, que preside a Rede Clima, um amplo colegiado das maiores instituições científicas do país, que indicasse um cientista para essa missão. Dessa forma amarramos as duas pontas do saber mais avançado do país e do nosso Estado. Paralelamente enviei ofício ao SIPAM ( Sistema de Proteção da Amazônia ) para que nos enviasse as séries históricas de sua base de imagens de satélite, com cobertura da Bacia do Mearim, e solicitei que fosse feito estudo específico, utilizando a estrutura de sensoriamento remoto, com o objetivo de analisar causas e impactos das cheias indicando a destruição de matas ciliares, o assoreamento do Mearim e afluentes, avanço de áreas agrícolas e o impacto ambiental das barragens.


Mas o drama dos nossos irmãos maranhenses exige medidas imediatas. Por isso, como presidente do PSDB do Maranhão, procurei em nome de nossa bancada os governadores José Serra, de São Paulo e Aécio Neves, de Minas, que demonstraram sensibilidade e prontamente acionaram as estruturas estaduais para prestarem assistência humanitária. Milhares de mantimentos – colchonetes, filtros, remédios, roupas, calçados, cobertas, água mineral, etc. - além de apoio logístico de bombeiros e da guarda civil, estão minorando a dor dos desabrigados. Em Brasília mantive contato com a secretária Nacional da Defesa Civil, Dra. Ivone Valente, para nos orientar no sentido de ajudar os municípios a formular seus planos emergenciais.


Roberto Rocha é deputado federal PSDB/MA e


Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável