22 março, 2011

I AÇÃO SOCIAL CRUZEIRO DO ANIL

QUERIDOS AMIGOS E AMIGAS,

Em breve a IDESAM realizará sua I AÇÃO SOCIAL NO CRUZEIRO DO ANIL.

Será uma ação no campo odontológico, com alicação de flúor, orientações e educação bucal, realizada em parceria com estudantes do último período de odontologia.

Data: 16/04
local: Cruzeiro do Anil
Pela manhã
atendimentos: na faixa de 150 crianças.

Caso queira colaborar, entre em contato com Brunão - Presidente IDESAM
8896630/88871218

I MOSTRA CURTA O MAR

Queridos colegas, amigos, amigas, alunos e educadores,

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, será realizado a I Mostra de Cine Ambiental CURTA O MAR.

Serão exibidos videos (clips e de curta-metragem), com enfoques ecológicos, científicos, tecnológicos, sociais, culturais, econômicos sobre a água, os oceanos e os rios, entre outros.

Onde?:
Sala do Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas, Depto deOceanografiae Limnologia- UFMA

Quando?:
Dia 22/03, 3a feira, às 16 horas

Contato: flavia.mochel@globo.com

Programação:

1) Mission Exploration- 2'20"

Conheça o Okeanos Explorer, o navio oceanográfico do NOAA e seus sofisticados equipamentos voltados para pesquisa, ensino e extensão dos oceanos

2) Sal da Terra- 10'42"

O salineiro teimoso assiste às salinas virando cidades. O sal pronto para ser tirado é agora levado pela chuva ou substituído pelo concreto. A sabedoria de um solitário trabalhador com seus pés fundidos à salmoura revelam a tristeza de um previsível fim.

3) Sea Levels on the Move- 2'20"

As mudanças climáticas, variações do nível do mar e as zonas costeiras. Veja como são feitas as medidas e previsões da variação do nível do mar e suas implicações para a vida.

4) Taking Oceans Temperature- 2'20"

Os oceanos estão aquecendo? Equipamentos que medem temperatura, salinidade e pressão dos oceanos são usados para contribuir com o conhecimento sobre o clima da Terra e suas mudanças.

5) Tracking Tsunamis- 2'20"

Como podemos avisar as pessoas a tempo de se protegerem da chegada de tsunamis? Há vinte anos o NOAA desenvolve o DART, um programa de monitoramento de águas profundas que busca melhorar a previsão de tsunamis e integrar uma rede mundial de alarme e prevenção de impactos.

6) Encontro das Águas - 12'40"

O rio é a mãe, o mar é o pai. Pescadores de rio e mar se encontram. De um lado, o conhecimento adquirido pela experiência, o amor à natureza e à profissão, de outro, o baixo preço do peixe e os desmandos dos poderosos. E o futuro a quem pertence?

Realização: 

Dra. Flávia Rebelo Mochel

Depto de Oceanografia e Limnologia

Universidade Federal do Maranhão





DEIXAR A ÁGUA VIVER

Segue, o endereço eletrônico da edição da semana (21/03/2011): Informativo Apoema 94 - A edição não poderia ter outra temática senão a da ÁGUA. Traz um texto que aborda a importância da utilização racional da água e principais poluentes dos recursos hídricos, sugere um livro infantil, apresenta informações sobre os maus usos da água, além de um poema que reflete uma triste realidade. Bom proveito à todos!

 
Link relacionado:





Chega de ignorar os sinais da natureza

Sento para elaborar o editorial da 35ª Edição da Educação Ambiental em Ação muito apreensiva pelas notícias do terremoto que assolou o Japão e provocou tsunamis que inundaram a costa daquele país - e de outros em menores proporções, salientando que ainda há riscos de mais terremotos.

Trata-se, portanto, de um desastre natural sem precedentes, e será muito difícil contabilizar os danos causados.

Sem falar nos aspectos das perdas humanas que são ainda imensuráveis, e olhando pelo aspecto ambiental, a situação é estarrecedora, ainda mais pelos riscos de vazamentos (que já iniciaram) de radiação das usinas nucleares atingidas, o que potencializa o grau da tragédia.

Assim, se inicia um ano com sérios desastres, entre grandes e pequenos, em todos os cantos do mundo. Muita chuva, seca, terremotos, inundações, tsunamis, o que mais?

O desastre ocorrido recentemente no Rio de Janeiro nos mostrou que estamos “analfabetos” quando se trata em lidar com tragédias frente as poderosas forças da natureza. Precisamos, com urgência, pensar em formas de orientações para que saibamos como agir em situações de desastres.

Acessei o portal da Secretaria Nacional de Defesa Civil para verificar o que temos há nossa disposição para orientações básicas, e disponibilizo o link de acesso a algumas recomendações http://www.defesacivil.gov.br/desastres/recomendacoes/index.asp .

A situação exige, no mínimo, uma reação e uma avaliação no que se refere a um preparo para lidarmos com essas situações extremas, se é que realmente somos os animais mais inteligentes do Planeta.

Além de pensar em uma educação que nos prepare para o enfrentamento destas situações, precisamos nos unir e lutar para frear a instalação de obras faraônicas como usinas nucleares e hidrelétricas, que , mais cedo ou mais tarde, podem se transformar em “bombas relógio”, em casos como o ocorrido no Japão, isso sem falar nos danos ambientais provocados pelas construções destas instalações.

“Estamos destruindo a vida com virulência tal, que parece suicídio. Seria uma morte procurada, se não fosse o resultado da destrutividade humana, aparentemente inevitável que acabará mesmo com tudo que vale a pena. Só não o fará, de fato, se se desencadear uma nova revolução; depois da primeira, divina, que engendrou a vida; a segunda, humana, que humanizou e mecanizou o mundo. A terceira seria um freio que detivesse a poluição e a destrutividade [...] Na verdade das coisas, não seria nenhum acontecimento sideral, se a vida se apagasse, espontaneamente, na Terra [...] Seria, porém, uma tristeza do ponto de vista do agente ativo da morte da vida, que somos nós, os humanos. Para nós, portanto, nada é mais imperativo e urgente do que inverter este processo, desencadeando uma terceira revolução, a ecológica, para que a vida sobreviva” (Darcy Ribeiro).

A equipe da revista faz parte do grupo de pessoas que acredita nessa 3ª revolução proclamada por Darcy Ribeiro e apresenta diversas ações que objetivam a transformação menos impactante possível da interferência humana no ambiente a partir da moderação e do respeito pela majestosa NATUREZA, que nos abriga em seu ventre e nos proporciona essa fantástica experiência que é viver.

Bere Adams
E Equipe da Educação Ambiental em Ação.





São José de Ribamar receberá Campo Limpo, Ambiente Saudável

Destaque nacional na produção de alimentos, conforme mostrou recente reportagem da revista Veja, o município de São José de Ribamar receberá, nas próximas semanas, o projeto “Campo Limpo, Ambiente Saudável”, iniciativa pioneira no Maranhão desenvolvida pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED).

O projeto consiste na conscientização das comunidades rurais e recolhimento e armazenamento de embalagens vazias de agrotóxicos. Em um primeiro momento, as ações serão desenvolvidas nos polos agrícolas de Bom Jardim, Jussatuba, Santa Maria, Mata e Panaquatira, onde foram realizadas capacitações para o manuseio adequado nos recebimentos das embalagens vazias de agrotóxicos, além da estratégia de sensibilização dos agricultores familiares rurais para a devolução do referido material.

Além destes pólos agrícolas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ribamar (SEMAGRI), disponibilizará um caminhão para realizar a coleta das embalagens nos demais municípios da Grande Ilha de São Luís.

Segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (INPEV), o Maranhão está entre os principais estados que trabalham com o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. No Nordeste, por exemplo, perde só para a Bahia. Em janeiro de 2010, foram retiradas 1.809 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos do meio ambiente e cerca de 90% desse total seguiu para reciclagem.

Segundo análise do Ministério do Meio Ambiente, o volume expressa crescimento de 28% em relação ao retirado em janeiro de 2009 (1.412 toneladas).

O recebimento itinerante surge como uma estratégia para que o Maranhão alcance melhores índices de recebimento dessas embalagens, através da conscientização dos produtores e viabilizando o recebimento das embalagens vazias em regiões distantes das Unidades de Recebimento existentes no Estado.

Levantamento feito em setembro pela revista Veja na reportagem “As 20 metrópoles brasileiras do futuro”, revelou que São José de Ribamar, impulsionada pela produção de alimentos, apresentou a taxa média anual de 8% de crescimento econômico, o dobro da média nacional que é de 4%.

Ribamar, de acordo com a reportagem, superou as demais cidades destacadas no segmento “produtos alimentícios”, quais sejam Bragança (5,5%), no Pará; Vitória de Santo Antão (5,3%), em Pernambuco; e Toledo (4,3%), no Paraná.