29 novembro, 2011

Lançado o Índice de Desenvolvimento Municipal 2009

SÃO LUÍS, fonte: IMIRANTE

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) lançaram, na manhã desta terça-feira (29), em solenidade no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) 2009.

O livro traça um perfil de cada um dos 217 municípios do Maranhão com informações e índices de desenvolvimento econômico, de infraestrutura, de qualificação da mão-de-obra e produtividade, desenvolvimento social, saúde, educação, serviços básicos e de meio ambiente.

O presidente do Imesc, Fernando Barreto, ressaltou que o trabalho do Imesc/Seplan integra um conjunto de ações que estão empreendidas para disponibilizar informações que permitam aos gestores maior conhecimento da realidade local, além de subsidiar esses gestores no processo de formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas municipais.

"É com informações e dados confiáveis que os gestores podem definir com maior clareza suas prioridades e o volume de recursos que vai aplicar em cada uma das áreas maximizando os resultados das políticas públicas implementadas que redundem na melhoria da qualidade de vida dos maranhenses", enfatizou.

Presentes ao lançamento do IDM 2009 diversos gestores estaduais, entre as quais, as secretárias Catharina Nunes Bacelar (Mulher) e Luiza de Fátima Amorim Oliveira (Direitos e Cidadania) elogiaram o trabalho de pesquisa do Imesc. "Esses dados são fundamentais para o mapeamento do Maranhão e planejamento e execução de nossas políticas públicas", afirmaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário