26 março, 2010

Reunião na SEMA

Com base nas políticas públicas para o combate ao Desmatamento, defendida pelo Governo Federal, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão (SEMA) promoveu uma reunião na terça (23), às 15hs, no Auditório sede da SEMA (Av. Colares Moreira, Qd.19, Casa 09, Antigo Prédio do Maciel Jardins), com o objetivo principal de implantar o “Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das queimadas no Maranhão – PPCD/MA”, bem como a necessidade da implantação de um grupo de trabalho governamental, com a participação de todas as secretarias de estado.

A reunião, contou com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Secretario Estadual de Meio Ambiente, Dr. Washington Rio Branco, representantes de várias secretarias do Estado e da IDESAM. e foram apresentadas justificativas das ações que poderão ser desenvolvidas pelas respectivas secretarias partícipes, uma vez que se pretende realizar a construção conjunta, integrada e democrática do plano.

23 março, 2010

ONG IDESAM realiza palestra no Dia Mundial da Água no Instituto Educacional Benditas Almas


Hoje, dia 22 de Março, Dia Mundial da Água nós da Ong Idesam tivemos a honra de palestrar para um público muito especial: o ensino fundamental (6º ao 9º ano) do Instituto Educacional Benditas Almas (Cidade Operária).Na ocasião os alunos participaram expondo suas idéias sobre a problemática da água nos dias atuais com auxílio de folder distribuído para todos os discentes.A palestra foi conduzida pela vice-presidente, Karla Sousa Pereira, que ficou muito entusiasmada com a programação promovida na ocasião pela parceria entre escola e ong.Que bons frutos possam surgir de iniciativas como esta, fomentadas por discussões convenientes e que são de extrema importância na nossa realidade.

22 março, 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA- "ÁGUA DOENTE"

O consumo e a uso de água não tratada e poluída matam mais do que todas as formas de violência, segundo relatório divulgado hoje (22), no Dia Mundial da Água, em Nairóbi, no Quênia, na África. O documento intitulado Água Doente foi elaborado pelo Programa para o Meio Ambiente da das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês). Sem informar números, o estudo afirma que milhares de crianças e adultos morrem por ano em decorrência da “água doente”. Por isso, alerta para a necessidade de adoção de medidas urgentes.

De acordo com o relatório, as populações urbanas deverão dobrar de tamanho nas próximas quatro décadas. A projeção é que os números subam dos atuais 3,4 bilhões para mais de 6 bilhões de pessoas. Nas grandes cidades já há carência de gestão adequada das águas residuais em decorrência do envelhecimento do sistema, de falhas na infraestrutura ou de esgoto insuficiente.

“Isso significa que mais pessoas agora morrem [por causa] de água contaminada e poluída do que de todas as formas de violência, inclusive guerras. A água contaminada é também um fator chave no aumento de vidas vegetais e animais mortas em mares e oceanos de todo o mundo”, diz o documento, informando que 2 bilhões de toneladas de resíduos são jogadas em águas de todo o mundo por ano.

Segundo o documento, substâncias que compõem um poluente de águas residuais, como nitrogênio e fósforo, podem ser úteis na produção de fertilizantes para a agricultura. O alerta é acompanhado pela informação de que 10% da população mundial consomem alimentos alimentos cultivados com águas residuais para irrigação e adubação.

“É um desafio que vai aumentar, pois o mundo sofre rápida urbanização e industrialização, além de crescente demanda por carnes e outros alimentos, a não ser que se tomem medidas decisivas”, adverte o estudo.

fonte: Agência Brasil