05 julho, 2011

Manual de árvores é lançado no Amazonas

O livro "Manual de árvores de várzea da Amazônia Central", de Florian Wittmann, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e do Instituto Max Planck de Química, da Alemanha, foi lançado durante as atividades do 8º Seminário Anual de Pesquisa (SAP), realizado entre os dias 8 e 10 de junho, em Tefé (Amazonas). Todo ano o evento reúne especialistas para compartilhar, durante alguns dias, o resultado de pesquisas científicas sobre biodiversidade, manejo de recursos e desenvolvimento sustentável realizadas em unidades de conservação.

Segundo o autor do livro, "Manual de Árvores" aborda aspectos da taxonomia, ecologia e uso das espécies arbóreas da várzea estacional da região. Um dos destaques é o estudo ecológico das várzeas, fatores ambientais como a inundação ou clima. "A publicação reúne as principais espécies da várzea, cerca de 180, com base não apenas nas informações reprodutivas, o que é mais comum nos livros de botânica e ecologia vegetal, mas também baseado nos caracteres vegetativos", explica Helder Queiroz, biólogo e diretor geral do Instituto Mamirauá.

Para Auristela Conserva, doutora em Ecologia do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, o livro é importante por reunir informações de mais de 10 anos de pesquisas sobre os ecossistemas inundáveis da Amazônia. "Ele descreve de forma sucinta toda dinâmica funcional e estrutural dos ecossistemas de várzea. Em outras palavras, como foi formado, como funciona e se mantêm. Ótimo para quem quer saber mais sobre "florestas de várzea", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário