22 abril, 2011

Eliziane Gama denuncia mortes no Socorrão II

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama (PPS) informou que encaminhará pedido de investigação para o Ministério Público Estadual sobre denúncia recebida por ela de mortes no Hospital Clementino Moura (Socorrão II) por causa de pane de energia ocorrida no último dia 27 de março. Segundo a parlamentar, a denúncia chegou a seu gabinete através de familiares de paciente que morreu no hospital depois da pane.

“Recebemos há aproximadamente duas semanas uma denúncia referente ao Sistema de Saúde de São Luis, através de uma senhora, cuja sobrinha faleceu no último dia 27 no Socorrão II. Tentei fazer uma investigação mais aprofundada para não cometer equívocos dada a gravidade da denúncia e também por se tratar da possibilidade de tragédia causada por defasagem de equipamentos e falta de acompanhamento técnico”, frisou.



De acordo com a parlamentar, a família da paciente informou que no atestado de óbito da jovem consta morte por insuficiência respiratória. Os familiares disseram que outras nove pessoas teriam morrido por causa de problemas nos equipamentos gerado pela pane da energia.



“A informação que obtive é que a paciente havia falecido por esta causa de uma pane no sistema elétrico, e pela defasagem dos equipamentos não teve condições de se recuperar, passaram alguns minutos sem energia no Hospital e, isto trouxe prejuízos irrecuperáveis a aqueles pacientes”, lamentou.


Eliziane Gama destacou que esteve no hospital para tentar constatar a veracidade dos fatos e que no relatório do atendimento de serviço social do Socorrão II, há o registro de seis mortes e também da falta de energia elétrica no dia 27 de março. No entanto, a deputada disse que é necessária uma investigação mais aprofundada para apurar o caso.


“Estive no hospital já algumas vezes, conversando com algumas pessoas para falar sobre esse assunto. No relatório do serviço social constam seis mortes. Obtive também a constatação que de fato no dia 27 de março, entre meio-dia até duas e meia da tarde, houve uma pane no sistema elétrico”, assegurou.

Durante pronunciamento, Eliziane Gama também lembrou que a situação caótica do Sistema de Saúde de São Luís ganhou recentemente repercussão nacional no Globo Repórter.

“Uma grande exposição da situação do Socorrão II e da vulnerabilidade que as pessoas ficam expostas, uma demonstração muito clara que se parece com hospitais de guerra, são pessoas em macas e sem nenhuma condição de recuperação”, lamentou.

Na tribuna a parlamentar pediu providências sobre a investigação e disse que diante das limitações das informações que podem ser solicitadas pela Assembleia Legislativa encaminhará pedido para a Promotoria da Saúde.


“Não temos a prerrogativa de solicitar a órgãos municipais informações pelo menos do ponto de vista de obrigação, portanto, vou passar por essa etapa e vou encaminhar hoje ao Ministério Público para que aprofunde essa investigação e tenha acesso a todos os laudos, prontuários e desta forma venhamos a ter efetivamente uma informação mais concreta sobre o que de fato ocasionou essas mortes”, finalizou.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário