29 abril, 2011

Dia D de Mobilização contra a Influenza

Mais de 1.700 postos, entre fixos e volantes, estarão abertos no Maranhão neste sábado, das 8h às 17h, para o Dia Nacional de Mobilização contra a Influenza. Também conhecida como Dia D, a estratégia tem como objetivo ampliar o acesso à vacinação contra a gripe, que este ano, além dos idosos, abrange mulheres grávidas, crianças entre seis meses e dois anos, profissionais de saúde e indígenas de todas as faixas etárias. A abertura do dia de mobilização está marcada para as 8h30, no Centro de Saúde da Liberdade.

A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e os brônquios. Para evitar a circulação do vírus no estado, todos os municípios maranhenses foram mobilizados para desenvolver ações neste Dia D da campanha, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A recomendação é que as pessoas procurem os postos perto de casa munidos do cartão de vacinação. Esperemos que a população alvo atenda ao nosso chamado”, orientou o secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro.

Novidade deste ano, a vacina que está sendo aplicada é trivalente, com proteção também para vírus da influenza A, incluindo o H1N1, e para Influenza B. As crianças menores de dois anos e maiores de seis meses serão vacinadas em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses. Crianças fora desta faixa etária não precisam tomar a vacina. Os demais grupos alvo receberão apenas uma dose.

“Os trabalhadores de saúde que queremos atingir são aqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde, dos serviços públicos e privados. Todas as gestantes, independente do período de gravidez, devem procurar os postos porque a vacina é segura”, assinalou Alberto Carneiro.

Escolas, igrejas, associações e pontos comerciais servirão de postos de vacinação, neste sábado (30), mobilizando um batalhão de cerca de dois mil profissionais em todo o estado. A meta é alcançar, até o dia 13 de maio, 932.013 pessoas em todo o estado, sendo 82.772 trabalhadores de saúde, 30.815 indígenas, 131.199 gestantes, 192.452 crianças de seis meses a dois anos e mais 494.775 idosos a partir dos 60 anos.

A campanha, que iniciou na última segunda-feira (25), já imunizou 12.112 pessoas, segundo informações do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, divulgadas na tarde desta sexta-feira (29). Segundo Alberto Carneiro, o dado ainda é parcial e não condiz à realidade dos municípios.

“Todas as cidades estão vacinando normalmente, ocorre que a alimentação do sistema não é feita com a mesma velocidade. Até o momento, por exemplo, ainda não temos nenhuma informação dos municípios maiores como Imperatriz, Caxias, Açailândia, Timon”, esclareceu o secretário adjunto de Vigilância em Saúde, acrescentando que da região metropolitana, apenas São Luís, Paço do Lumiar e Alcântara, até esta sexta-feira, haviam informado sobre o quantitativo de vacinas aplicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário