25 abril, 2011

Declaração do Imposto de Renda perto do fim.

Quem ainda não fez a declaração do Imposto de Renda deste ano pode aproveitar os feriados para prestar contas ao fisco.

Segundo a Receita Federal, aproximadamente 11 milhões de contribuintes ainda não enviaram a declaração deste ano. Esse número representa quase a metade dos 24 milhões de declarações que o fisco espera receber.

Passado este final de semana, os contribuintes terão apenas os cinco dias úteis da próxima semana para acertar as contas com o leão.

Como acontece desde 1996, o prazo de entrega não será prorrogado pela Receita Federal. Com base no que ocorreu nos últimos anos, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, prevê que 10 milhões de contribuintes deixarão para entregar na última semana. Desses, 7 milhões devem entregar nos três últimos dias.

De acordo com Adir, embora os computadores da Receita tenham capacidade para receber cerca de 4 milhões de declarações por dia, não está descartado um possível congestionamento na internet –especialmente no final da tarde e no início da noite do dia 29–, se muitos contribuintes deixarem para declarar no último dia.

No ano passado, 2,78 milhões de contribuintes entregaram a declaração do IR no último dia, também uma sexta-feira. Adir alerta os contribuintes para que evitem enviar a declaração na última hora.

De acordo com ele, é perigoso deixar a declaração para a última hora se o contribuinte ainda não reuniu os documentos. “Pode ocorrer um problema com o computador ou pode faltar um documento importante”, afirma Adir. Diariamente, entre a 1h e as 5h, o sistema de transmissão da declaração fica fora do ar para manutenção. Mas os programas de preenchimento e de envio da declaração podem ser baixados a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário