13 julho, 2010

2º Conferência Municipal de Meio Ambiente de São Luís

Estão sendo finalizados os últimos preparativos para a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de julho, no Praia Mar Hotel, com o objetivo de discutir políticas públicas que gerem ações efetivas na melhoria da qualidade ambiental do município.

Este ano, a conferência terá como tema “Responsabilidade socioambiental: compromisso de todos”. Já o lema que norteará as discussões será a “Identificação dos problemas e oportunidades socioambientais de São Luís com vistas ao Desenvolvimento Sustentável”.

De acordo com a comissão organizadora, um dos principais objetivos do evento é proporcionar a integração dos vários segmentos sociais envolvidos nas questões ambientais do município, promovendo o debate e a elaboração de diretrizes para uma gestão ambiental compartilhada, que fortaleça o processo de organização e mobilização da sociedade ludovicense na construção de uma política ambiental que norteie o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Afonso Lopes, este é o momento ideal para discutir o tema. “Sabemos dos sérios problemas inerentes aos grandes centros urbanos e a Prefeitura de São Luís tem feito investimentos que asseguram melhorias na qualidade de vida dos cidadãos ludovicenses. Mas, agora, vamos discutir a responsabilidade de todos nesse processo em busca de um ambiente sustentável”, argumentou.

Inscrições
As inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente serão realizadas apenas no site da Prefeitura de São Luís - www.saoluis.ma.gov.br - e estão disponíveis desde segunda-feira (12).

No ato da inscrição, o participante deverá escolher a que grupo de trabalho pretende fazer parte e identificar qual segmento social que representa. As inscrições ficarão disponíveis até o dia 27 de julho ou até acabar o número de vagas.

Eixos temáticos

Na pauta do encontro, que deve reunir representantes de órgãos das esferas municipal, estadual e federal, organizações não governamentais, entidades privadas e sociedade civil, está a discussão de questões relacionadas a três eixos temáticos: saneamento ambiental, unidades de conservação municipais e áreas verdes, e política municipal de educação ambiental.

Após o embasamento teórico, que se dará por meio de palestras acerca do tema gerador e dos três eixos temáticos, serão formados os grupos de trabalho que formularão propostas e diretrizes a serem apresentadas na plenária final, com o objetivo de nortear a Política Municipal de Meio Ambiente.

Outro destaque do evento será a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comuma). Ao todo, serão 36 membros - 18 serão eleitos na Conferência e outros 18 indicados pelo Poder Público, entre titulares e suplentes, que representarão o Comuma durante a gestão 2010/2012.

Programação

Para a programação da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente foram preparadas palestras por profissionais com experiência nos assuntos propostos, aptos a embasar as discussões.

O primeiro dia de evento tem incio às 16h, com o credenciamento dos participantes. Logo em seguida, a partir das 18 h, haverá a solenidade de abertura e das 19h às 20h30 serão ministradas duas palestras sobre o tema gerador: Responsabilidade socioambiental, por representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia).


Já no segundo dia de conferência, as atividades têm inicio às 7h com a segunda etapa de credenciamento. A partir das 8h, será realizada a leitura e aprovação do regulamento da conferência e às 09 horas abrem-se os trabalhos dos grupos temáticos e eleição de propostas.

Às 13h, a programação é enterrompida para almoço, voltando às 14h com a eleição dos membros do Comuma. Um dos momentos mais importantes da Conferência inicia às 15h: a plenária final. Neste momento, serão discutidas e aprovadas as propostas que nortearão a Política Municipal de Meio Ambiente.

O encerramento do evento acontece a partir das 17h com coffe break e apresentação cultural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário