15 outubro, 2009

Workshop Internacional Cidade Verde


A Prefeitura de São Luís abre, nesta quarta-feira (14), às 9h, o “Workshop Internacional Cidade Verde”, que acontece até sexta (16) no Brisamar Hotel, na Ponta D’areia. O encontro reunirá técnicos do município com a finalidade de conhecer experiências de empresas e empreendedores que trabalham com tecnologias limpas para avaliar suas aplicações e adequações à realidade da capital, visando à construção de bairros sustentáveis na cidade.
 
O evento técnico abre oportunidades para o conhecimento de inovações no campo das infraestruturas sustentáveis, possibilitando uma visão abrangente de suas aplicações com vistas a resolver os problemas de habitação, saneamento, drenagem, de energia, água e iluminação pública para proporcionar qualidade de vida aliada à preservação do meio ambiente.
 
De caráter prático, o workshop apresentará, em cada módulo, experiências de diversos países e o estudo de sua aplicação em projetos pilotos voltados para comunidades carentes. Também serão mostradas e discutidas ações de mobilização social em torno da educação ambiental necessárias à sustentabilidade do plano.
 
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman), Afonso Henriques Lopes (foto), todos os detalhes sobre o planejamento e execução do projeto serão discutidos no workshop que reunirá na capital pesquisadores e especialistas no assunto.

“Nesse workshop, vamos identificar melhor  idéias relativas à construção de uma cidade verde - principalmente no que diz respeito às eco-infraestruturas; tecnologias a serem aplicadas e como e onde poderemos utilizá-las em na nossa capital; onde as experiências foram exitosas, enfim, iremos definir no workshop o projeto”, explicou o secretário.
 
Convênio em Dubai - Esta iniciativa faz parte da primeira etapa de uma grande conquista da administração João Castelo junto à Metropolis Global, instituição de captação de recursos para projetos na área ambiental, com sede em Madrid, que, no final do mês julho deste ano, celebrou em Dubai, nos Emirados Árabes, Convênio Internacional de Cooperação Técnica com a Prefeitura de São Luís. A parceria prevê o planejamento e a elaboração do projeto piloto de construção do primeiro “Bairro Verde” da capital.
 
O convênio foi assinado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, representante do prefeito João Castelo, que garantiu para o projeto recursos no valor de US$ 250 mil dólares. O objetivo da Prefeitura é reproduzir este modelo nas áreas carentes de São Luís, dotando-as de qualidade ambiental e sustentabilidade, favorecendo a pesquisa, análise e seleção dessas novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário