03 maio, 2011

Congressos e seminários internacionais de Educação em São Luís

SÃO LUÍS - De 26 a 28 de maio, será realizado, em São Luís, o Educador Futuro, evento composto por dois congressos e um seminário de Educação: Congresso Internacional sobre Formação de Professores, Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagem e o Seminário Internacional de Gestão em Educação. O Educador Futuro será realizado no Centro de Convenções, no Cohafuma.

Mais de 20 palestrantes brasileiros e internacionais debaterão os principais temas que envolvem a Formação de Professores, as Dificuldades de Aprendizagem e a Gestão em Educação.

Entre os destaques, está o educador português António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e presidente da Associação Internacional de História da Educação - ISCHE. Nóvoa também publicou mais de uma centena de trabalhos científicos na área da Educação – em particular sobre temáticas da profissão docente, da história da educação e da educação comparada –, em diversos países, como Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Portugal, Reino Unido e Suíça. A palestra do educador português será no dia 26 de maio, sobre A Avaliação no Centro das Políticas Educacionais.

Outros destaques

A educadora portuguesa Lúcia Amante, que debaterá o tema “Modelos Alternativos de Avaliação no Quadro de Uma Pedagogia Inovadora”, no Congresso Formação de Professores.

A professora paranaense Alessandra Assad, sobre Desempenho: “De Diretor a Gestor da Escola”. Como Transformar Talento em Desempenho, no Seminário Gestão em Educação.


A tecnologia na Educação também será tema de alguns palestrantes, entre eles Antonio Simão Neto, também no Congresso Gestão em Educação, falando sobre “Tecnologias Emergentes e Promissoras para a Educação. Atualização, Interação e Inspiração”.


Outra presença internacional de destaque é o americano Thomas Armstrong, cuja palestra aborda um dos assuntos mais atuais e preocupantes da atual educação brasileira: “O Mito da Criança TDAH: Desafiando a Crescente Medicalização da Atenção e Comportamento na Sala de Aula. Sua palestra será no Congresso Formação de Professores.

Um dos mais conceituados educadores do Brasil, o também paranaense Marcos Meier traz para São Luís a discussão com foco na psicologia, na palestra “Psicologia e a Indisciplina em Sala de Aula. O Resgate da Autoridade do Professor”.

O brasiliense Vasco Moretto evoca em sua palestra conceitos sobre “Como Transformar o Erro em Acerto? Estratégias de Intervenção para Otimizar o Conhecimento dos Nossos Alunos”.

A “Avaliação na Educação Inclusiva: Oferecendo Equidade de Oportunidade para Alunos com Deficiência” é o tema da palestrante paulista Márcia Honora.

As “Competências na Educação e a Capacidade de Mobilização, Articulação e Execução” serão temas da palestra de Francisco Aparecido Cordão, sociólogo, professor de Filosofia, Teologia e Pedagogia, um dos mais influentes educadores na Supervisão de Ensino e Administração Escolar.

Veja a programação completa, como todos os participantes, temas das palestras, dias e horários do Educador Futuro, em São Luís, no site do evento.


As inscrições podem ser feitas através do site www.futuroeventos.com.br.








Nenhum comentário:

Postar um comentário