22 março, 2011

São José de Ribamar receberá Campo Limpo, Ambiente Saudável

Destaque nacional na produção de alimentos, conforme mostrou recente reportagem da revista Veja, o município de São José de Ribamar receberá, nas próximas semanas, o projeto “Campo Limpo, Ambiente Saudável”, iniciativa pioneira no Maranhão desenvolvida pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED).

O projeto consiste na conscientização das comunidades rurais e recolhimento e armazenamento de embalagens vazias de agrotóxicos. Em um primeiro momento, as ações serão desenvolvidas nos polos agrícolas de Bom Jardim, Jussatuba, Santa Maria, Mata e Panaquatira, onde foram realizadas capacitações para o manuseio adequado nos recebimentos das embalagens vazias de agrotóxicos, além da estratégia de sensibilização dos agricultores familiares rurais para a devolução do referido material.

Além destes pólos agrícolas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ribamar (SEMAGRI), disponibilizará um caminhão para realizar a coleta das embalagens nos demais municípios da Grande Ilha de São Luís.

Segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (INPEV), o Maranhão está entre os principais estados que trabalham com o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. No Nordeste, por exemplo, perde só para a Bahia. Em janeiro de 2010, foram retiradas 1.809 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos do meio ambiente e cerca de 90% desse total seguiu para reciclagem.

Segundo análise do Ministério do Meio Ambiente, o volume expressa crescimento de 28% em relação ao retirado em janeiro de 2009 (1.412 toneladas).

O recebimento itinerante surge como uma estratégia para que o Maranhão alcance melhores índices de recebimento dessas embalagens, através da conscientização dos produtores e viabilizando o recebimento das embalagens vazias em regiões distantes das Unidades de Recebimento existentes no Estado.

Levantamento feito em setembro pela revista Veja na reportagem “As 20 metrópoles brasileiras do futuro”, revelou que São José de Ribamar, impulsionada pela produção de alimentos, apresentou a taxa média anual de 8% de crescimento econômico, o dobro da média nacional que é de 4%.

Ribamar, de acordo com a reportagem, superou as demais cidades destacadas no segmento “produtos alimentícios”, quais sejam Bragança (5,5%), no Pará; Vitória de Santo Antão (5,3%), em Pernambuco; e Toledo (4,3%), no Paraná.



Um comentário:

  1. cara estou indo até são luis no próximo mes de maio e irei fazer-lhe uma visita, parabéns pelo trabalho sou educador ambiental, participei de vários projetos como educador e arte educador em são paulo pelo instituto ecoar, trabalho com lixo um abraço

    ResponderExcluir