19 janeiro, 2011

O GOVERNO SABIA

O JORNAL FOLHA DE SP DE 15/1/2011 PUBLICOU QUE O GOVERNO DO ESTADO DO RJ FOI PREVIAMENTE ALERTADO SOBRE RISCO DE DESASTRE NA REGIÃO SERRANA ATRAVÉS DE ESTUDO DA UFRJ CONCLUÍDO DESDE 2008 E PAGO PELO PRÓPRIO GOVERNO, MAIS SECRETÁRIO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DIZ QUE "PRIORIZOU" OUTRAS ÁREAS!

O GLOBO DE 16/1/2011, PÁGINA 25 DESTACA QUE “DOCUMENTO DE 2009 JÁ APONTAVA
ÁREAS DE RISCO” – “AGENDA 21 IDENTIFICA PRIORIDADES PARA EVITAR TRAGÉDIAS”....ESTE DOC. ELABORADO PELO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E PELA
SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE COM O APOIO DA PETROBRAS, A AGENDA 21 COMPERJ JÁ HAVIA IDENTIFICADO, ENTRE 2007 E 2009, OS PRINCIPAIS PROBLEMAS, COMO OCUPAÇÃO IRREGULAR, ENFRENTADOS POR 15 MUNICÍPIOS DA REGIÃO....


COM SINISMO AS AUTORIDADES CULPAM "A NATUREZA" PELA TRAGÉDIA. ATÉ QUANDO A SOCIEDADE VAI CONVIVER COM ESTA IRRESPONSABILIDADE GOVERNAMENTAL?

ENQUANTO ISSO OS "LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS FAST FOOD" CONTINUAM ACELERADOS SEM LEVAR EM CONTA O PLANEJAMENTO URBANO E AS QUESTÕES SOCIAIS, O RESULTADO SÃO TRAGÉDIAS ANUNCIADAS.

CRIOU-SE UMA ESPÉCIE DE "INDÚSTRIA DA CALAMIDADE" EM QUE NÃO HÁ INVESTIMENTO PÚBLICO EM PREVENÇÃO, E EM FUNÇÃO DISSO ROTINEIRAMENTE, A CADA ANO, DIANTE DAS TRAGÉDIAS E CALAMIDADES JUSTIFICA-SE O USO DE MILHÕES DE REAIS DE VERBAS PÚBLICAS EM OBRAS EMERGENCIAIS CONTRATADAS ÀS PRESSAS SEM LICITAÇÃO. ALÉM DE VIDAS HUMANAS VALIOSAS E PREJUÍZOS MATERIAIS INCALCULÁVEIS ANUALMENTE TEM SE PERDIDO GRANDE VOLUME DE DINHEIRO PÚBLICO QUE ESCORRE SEM FISCALIZAÇÃO E CONTROLE PELOS DRENOS INSACIÁVEIS DA CORRUPÇÃO.

DE LUTO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário