03 fevereiro, 2010

“ O Automóvel e o Meio Ambiente"



Os proprietários e condutores de veículos também são responsáveis por minimizar a geração da poluição atmosférica e, naturalmente, seus efeitos para toda a sociedade.



Informações que auxiliarão os proprietários e condutores de veículos a mudar comportamentos e adotar ações para a melhoria da qualidade ambiental.



Fontes de poluição veicular: As principais fontes de poluição veicular são : automóveis de passageiros, caminhonetes, furgões, utilitários, caminhões leves e pesados, ônibus, motos, aviões e locomotivas.



Poluentes veiculares: Os poluentes automotores que utilizam como combustível, gasolina, álcool e diesel geram praticamente os mesmos poluentes, variando apenas a quantidade de gases emitida por cada um.

Boas Práticas



Aquecimento do motor: Não esquente o motor. Quando ele estiver frio ( primeira partida), não há necessidade de mantê-lo ligado e/ou acelerado para seu aquecimento. Inicie a movimentação do veículo gradativamente, sem acelerações bruscas, pois em poucos minutos o motor estará em sua temperatura ideal de funcionamento.



Motor Ligado em ambientes fechados: Não deixe o motor em funcionamento em ambientes totalmente fechados. Os gases do escapamento, nessas condições, provocam a falta de oxigênio no ar, causando grave ameaça à vida.



Pequenas paradas: Desligue o motor em pequenas paradas. Era comum o hábito de deixar o veículo em funcionamento quando se estacionava ou parava por alguns minutos. Atualmente, este procedimento não se faz mais necessário, pois acarretará gastos excedentes de combustível e aumento de poluição.



Educação das crianças: Discuta com seu filho as grades questões ambientais. Por exemplo, as causas, os efeitos e as ações para a redução da poluição atmosférica . Não se esqueça de que a melhor forma de educar é através do exemplo de suas ações no dia a dia.



Lixo pela janela: Nunca jogue lixo ou qualquer objeto pela janela. Isso é inadmissível, pois poderá provocar acidentes de grandes proporções.



Lavagem do veículo : Lave o veículo sem desperdiçar água. Faça uso da água somente quando for necessário, não deixe a torneira ligada enquanto faz a escovação externa ou a limpeza interna do veículo. O uso de baldes também auxilia na economia de água.



Pequenas ações : Não pense que suas ações são insignificantes para combater a poluição atmosférica. Se cada proprietário/ condutor de veículo pensar e agir de forma diferente, todos se beneficiarão com uma melhor qualidade de vida.”



Fonte: ABEIVA – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores.



www.abeiva.com. br



" A humanidade só garantirá a qualidade de vida quando souber conviver em harmonia com o ambiente em que vive"

Dóris Maria de Luna Tenório

Membro da Comissão Ambiental.

82-2122-7738.


Nenhum comentário:

Postar um comentário