04 setembro, 2009

Comissão de Meio Ambiente discute pré-sal

Dep. Roberto Rocha
O governo federal lançou nesta semana o marco regulatório para a exploração do pré-sal. A camada pré-sal é uma faixa de aproximadamente 800 quilômetros, que estende pelos Estados de Espiríto Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Abaixo dessa camada de sal encontra-se o petróleo, de valor inestimável ainda.


Discute-se o valor econômico e social da descoberta das jazidas de petróleo, esquecendo-se do impacto ambiental. O Greeanpeace fez, na forma de manifestação, a introdução desse debate. Ainda durante a cerimônia do pré-sal, o grupo de ativistas ligado ao Greeanpeace abriu uma faixa que dizia “Pré-sal e poluição: não dá para falar de um sem falar do outro”.



O projeto regulatório do pré-sal foi enviado ao Congresso Nacional, casa legítima para debater os assuntos nacionais de importância para a sociedade. Dando prosseguimento ao debate ambiental iniciado pela sociedade, a Comissão de Meio Ambiente analisou e aprovou o requerimento do deputado Roberto Rocha que solicita audiência pública para debater os impactos ambientais na exploração de petróleo do pré-sal.



“É papel da Comissão de Meio Ambiente fortalecer o debate ambiental sobre o pré-sal, levar luz à sociedade sobre essa questão. O próprio ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, declarou que a exploração do pré-sal vai liberar de três a quatro vezes mais gás carbônico (CO2) que a camada do pós-sal”, justificiou o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Roberto Rocha.



Foram convidados para a audiência pública o ministro do Meio Ambiente, Minc, o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Davi Zilberstein e a gerente geral de segurança, saúde e meio ambiente da Petrobras, Beatriz Espinosa.

Um comentário:

  1. É muito conveniente essa discussão a respeito das desvantagens dessa exploração do pré-sal haja vista a intervenção direta que a mesma terá na sociedade que sofrerá os seus efeitos nocivos...há de se destacar claro os benefícios dessa novidade, mas sem ocultar jamais os seus malefícios...

    ResponderExcluir